domingo, 6 de setembro de 2009

A TV cumpre sua função de educar?


A grande imprensa deu grande destaque à disputa travada entre Globo e Record nas últimas semanas. No Orkut várias comunidades também enfocaram o tema, sempre com máxima parcialidade de cada manifestante. Numa delas, que cuida de acompanhar a audiência de cada programa e de cada emissora quase se retornou aos tempos das cruzadas!

Até porque esse debate veio à baila em meio à grande batalha travada entre Record e SBT por audiência com o imenso troca-troca de funcionários.

Tivemos uma salada, porém, eu não li, em nenhuma das manifestações dos participes uma palavrinha sequer, que demonstrasse preocupação com a qualidade da programação desse veículo de comunicação que adentra aos lares de milhares de brasileiros sem lhes ter o menor respeito, eis que acintosamente TODOS deixaram há muito tempo de cumprir a parcela essencial da concessão que receberam do Governo Federal, qual seja, educar!

Ao contrário, nos dias de hoje, com essa disputa acirrada pela audiência, pois esta representa faturamento, a qualidade da programação vem despencando ladeira abaixo.

Emissoras cuidaram até de tirar do esquecimento gente que nunca poderia ter ocupado um espaço destinado à educação do povo e agora tem DOIS, pasmem, pois é verdade, o sujeito tem dois programas na TV e o pior, tem gente lá na tal comunidade que cuida da audiência que acha o ilustre cidadão ótimo.

Tem emissora de VHF que aos domingos exibe infomerciais o dia inteiro! Dizem que o MP vem tentando coibir isso, mas até agora....

A única arma que temos contra esses abusos é o boicote amplo geral e irrestrito aos patrocinadores. Ainda que seja ressabido que nem isso barre algumas emissoras, (mas essa é uma questão de fé) outras seriam severamente atingidas, basta que tenhamos coragem, afinal nenhuma delas paga nossas contas!

PS.: Assim que terminei o texto ainda tive que ouvir do homem do Baú a seguinte pérola: “este programa não é educativo e sim de entretenimento”. Eeeeeeeeee quem quer dinheirooooooooo!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que o Marco tem q arrumar um quintal pra carpir...

Márcio Scott Teixeira disse...

1º Daniel, é tóchico (sic) ou escapou a quarta?
2º Sobre o texto, ouvi um comentário contrário à ideia do consumidor consciente. Oras então tentar mudar o mundo todo com pequenos, é verdade, atos não é tentar modificá-lo? Acredito que os primeiros passos dessa transformação social serão pequenos mesmo.
3º Penso que a culpa da televisão ser essa caixa dos horrores é de quem fica na frente dela quase que "morjando" e aí cabe aos educadores de nossa sociedade associaram boas ideias a coisas longe do plim-plim, do Baú e de outras tranqueiras.

Haroldo Mendes disse...

Manoel chegou em casa e não acreditou no que viu: porta arrombada, a casa toda revirada e no lugar da sua televisão, um vazio. O portuga fica desolado. De cabeça baixa, vê o controle remoto e revoltado começa a apertar, sem parar os botões de canal e dando uma gargalhada sinistra, desabafa:

— Eu posso até ficar sem a televisão, mas você não vai conseguir assistir nada!

E a população cada vez mais burra!!! com esses programas.